ZUNÁI - Revista de poesia & debates

 

 

GALERIA

MIGUEL GONTIJO

 

 
 
MANUAL DE INSTRUÇÕES
 
 

... para ler um trabalho de Miguel Gontijo é necessário observar:

·        espaço deixado em branco,

·        figura acrescentada por outro autor;

·        leitura conjuntural;

·        notas de rodapé com variantes sub ou sobrepostas;

·        a fenda, a fissura, a falha;

·        o rabo e o ferrão do ornitorrinco.

 

Respeite inteiramente a imagem original, tendo em conta que as imagens apresentadas não ultrapassam, em geral, o estado de rascunho. Porém, você pode passá-las a limpo, isto é:

·       corrigindo lapsos evidentes de proporções e perspectivas;

·       desdobrando as abreviaturas;

·       retocando cores esmaecidas;

·       refazendo imagens de leitura duvidosa ou inteligíveis;

·       descobrindo a milésima primeira maneira de errar o martelo no 

        prego;

·       chocando um ovo de ornitorrinco.

 

 

Não procure objetivos gerais nem específicos, muito menos justificativas, porque não há. Metas não serão alcançadas. As pesquisas foram elaboradas na minha intimidade pessoal, mas deve-se considerá-las como teóricas/conceituais. Os porquês pertencem exclusivamente ao artista. Para não taxá-lo de egoísta, os quês são para sua serventia.

 

 

Bibliografia de potencial interesse:

     ECO, Umberto. Kant e o Ornitorrinco. Rio de Janeiro: Record, 1998.

 

Sinopse: Kant não sabia nada sobre o ornitorrinco, paciência, mas o ornitorrinco, para resolver sua própria crise de identidade, deveria saber algo sobre Kant. Portanto...

 

 

 

Leugim Ojitnog

Alter ego

 

Leia também Exposições e atividades e veja as obras.

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