ZUNÁI - Revista de poesia & debates

 

 

 AS IMAGENS DA MINIATURA
- SOBRE CLAUDIO TRINDADE

Victor da Rosa

Escute este silêncio
- um poema inteiro de Joan Brossa

 

Existe uma contaminação permanente entre a produção escrita e a produção visual de Cláudio Trindade. Em seus gestos, seja na escrita de um poema ou na composição de poema-objetos, parece sempre impossível dissociar o que vem das artes visuais e o que vem da literatura - o que é imagem? e grafia? Enquanto seus poemas surgem de pequenas cenas visuais, na forma de síntese e opacidade, como uma poética do instante, também seus objetos refletem metáforas, dizeres e mesmo alguns procedimentos constantes na linguagem da literatura. Quer dizer, da mesma maneira que a visualidade oriental aparece em seus livros, como forma de exemplo, o imaginário de Kafka ou Mallarmé são referências de leitura para seus objetos. Trata-se de uma estética impura, realizada "por contato", nas palavras do crítico Raúl Antelo. A todo tempo, numa relação irredutível dos sentidos, estamos vendo e lendo de uma só vez.

Autor de dois livros de poemas, poesia outro dia (1992) e ruído branco (2004) - este segundo, sobretudo, com projeto gráfico primoroso - Cláudio Trindade começa a produzir poemas-objeto há poucos anos, talvez como continuidade de sua literatura. Imagino seus objetos se desprendendo das palavras, dos versos, ou talvez sendo traduzidos de uma linguagem para outra - como formas distintas de compor imaginários, o mesmo. É possível reconhecer em suas produções alguns traços que se reiteram, como os efeitos de síntese, as construções do mínimo e mesmo um diálogo declarado com certa tradição, e dessa maneira torna-se inútil sugerir qualquer cisão entre uma produção e outra, pois tudo se apaga para se tornar poesia. Interessa mais para este ensaio, portanto, tocar em algumas destas questões como motivo para realizar esboços de leitura: pequenas manchas. De que maneira seus poemas se tornam também poemas-objeto? - de que maneira se tocam? Sobretudo, de que maneira se tornam poesia? E desse modo, enfim: como apreender as imagens da miniatura?

ATRAVÉS DO VIDRO - Pois tudo parece cuidadoso e pouco na poesia de Cláudio Trindade. Tudo se faz na fragilidade das coisas que se desfazem - invisíveis, às vezes intocáveis: esquecidas. O elemento do vidro, então, presente na série de poemas-objeto que o artista expôs na Fundação Alice Seiler (SC), aparece como índice de uma ambiguidade sutil: da mesma maneira que protege os objetos de nossas mãos (pequenos dados e um cachimbo, em poema-minuto e errata, são presos dentro de transparências) o vidro também revela estes mesmos objetos ao nosso olhar. A fraqueza do vidro, que protege e separa o objeto do toque, porém de maneira pouco eficiente (dentro de um imaginário, o vidro pode ser quebrado com facilidade) torna ainda mais complexa tais relações. O vidro pode ser a medida de nossa proteção e nossa fragilidade. A transparência, por sua vez, é atravessada pela luz - pelos olhos - e possibilita a mudez destes objetos. Depois de presos, resta somente a condição imóvel de suas inseguranças.

O poema-minuto, como aponta o título, é um fragmento poético sobre o tempo, pouco tempo (medida quase mínima) - lembra, aliás, uma estrofe do primeiro livro de Cláudio: "o minuto / sustenta / a eternidade". Ao nos dizer de uma situação impossível, os três dados dentro da ampulheta, dois na parte de baixo e um ainda a cair, nos fazem pensar em uma invisibilidade iminente: um instante - de que maneira os dados, agora imóveis, se movimentam? e como chegaram até ali? O que são, afinal, estes dados? São o tempo? A presença da imagem carrega o tempo e aos poucos (muito pouco: um segundo somente) tudo se torna pura abstração poética, o concreto se torna etéreo, infraleve: e o poema, enfim, passa a figurar enquanto luz.

Penso que a tensão entre movimento e instante de poema-minuto não aparece no outro poema-objeto, errata. Neste, a metáfora maior passa a ser a da representação: de como nossos olhos podem ser enganados - pois na medida em que olhamos o cachimbo através de um vidro canelado, (ondulado) o objeto embaça, se confunde. A referência ao Ceci n'est pas une pipe, de René Magritte, aparece como citação a uma filosofia da representação, sobretudo. Ao invés de contradizer a figura pelo enunciado, porém, Cláudio Trindade o faz pelo próprio vidro que, numa relação paradoxal com a visão, nos impede e ao mesmo tempo nos permite ver o objeto, a sua sombra (aqui, vale ressaltar o olhar cuidadoso que o artista lança sobre a própria matéria, aproveitando o mínimo que ela pode oferecer). O título de Cláudio, além de levemente humorado, reitera a imagem do erro - da armadilha. Se, como afirma Michel Foucault, o quadro de Magritte forma uma "multiplicidade de incertezas", a atualização de Cláudio não vem para resolvê-las - de resto, estaria fadado ao fracasso - mas para multiplicá-las ainda mais. O vidro, então, neste poema-objeto, passa a ter uma função menos poética e mais conceitual.

ESCRITA DE LUZ - A possibilidade da imagem, como se sabe, nasce da luz - em toda imagem existe uma claridade imanente. A história da pintura, dessa maneira, pode ser confundida e mesmo lida através da história da luz. Com a fotografia e com o cinema não acontece diferente. Na medida em que a luz passa a invadir os poemas de Cláudio Trindade, principalmente os poemas do segundo livro - pelo menos desde o hai-cai a luz é importante para a literatura e o hai-cai, de Bashô à Leminski, é importante para a poesia de Cláudio - imagino um índice de contaminação de sua escrita pela visualidade. Uma escrita dos olhos:  

neve
:
:

rumor
de
luz
recém-caída  

(...)

nada
na
manhã
branca
...

A claridade faz o poema, ilumina - junto de sua outra face: a sombra. Junta-se a esta luz também o pictórico. Praticamente todo o ruído branco é invadido por uma claridade opaca, desde o título. Do sol da tarde à neblina, Cláudio constrói um imaginário branco, límpido - um ruído mínimo. Das descrições de paisagens, pequenos lampejos e de cenas curtas, nasce uma escrita sem retórica e "sem comentário", para usar um termo de Roland Barthes quando se refere ao hai-cai: "Extrema dificuldade (ou coragem): não dar o sentido, um sentido; privada de todo comentário, a futilidade do Incidente se põe a nu, e assumir a futilidade é quase heróico", diz o escritor francês. Na escrita de Cláudio, quase não há interferência subjetiva daquele que olha: existe somente um ponto de vista obsessivo pelos detalhes, pelo menor - o instante, o minuto, tudo aquilo que está prestes a acabar, e tudo que se mostra aos olhos. Existe um olhar, enfim, que apreende as formas do esquecimento.

A maneira como Cláudio Trindade corta os versos também é índice de uma escrita vazia e branca. As torções que realiza na escrita acontecem mais no nível sintático -  embora Cláudio construa algumas palavras-valise e as palavras sejam escolhidas com precisão, é possível perceber certa economia no léxico: não há estrangeirismos, arcaísmos, etc. O poeta leva sua escrita a cortes obsessivos, tornando sua enunciação hesitante e formando "uma onda / esculpida de / estilhaços". Muitas vezes é no corte que acontece a multiplicação das leituras possíveis, dos sentidos. É admirável, ainda, a maneira como se dá o equilíbrio entre as palavras e os silêncios. A imagem, então, passa a ser também toda a imaginação que o leitor constrói no momento em que o verso se torna quebradiço, partido - é quando começa o sonho do leitor: é onde o leitor se insere no texto, para citar uma idéia de Wim Wenders. Por vezes, as palavras mesmo são arrastadas para fora de si e despedaçadas, geralmente pela força do vento, em diálogo certo entre formas e forças, permanecendo na página somente um ruído - "como o vento / que erra / e / se / dis / sol / ve ..." - branco.

No prefácio-poema que escreve para ruído branco, que tem como título ouvidolho, Sérgio Medeiros chama de "uma característica nova" este "furor imagético" de Cláudio Trindade - furor imagético, diga-se aliás, que é da ordem tanto da representação quanto da composição gráfica da página, como também anotou Medeiros ao dizer de uma "espacialidade discreta, quebrada" que aparece através de referências como e. e. cummings e os concretos. Eu diria ainda que Cláudio aparece mais próximo do poeta americano, embora Haroldo de Campos seja a citação declarada, pois o uso que faz dos símbolos gráficos na espacialidade da página, além de sutileza extrema, constrói efeitos mais emotivos, feito uma presença mínima de subjetividade. Se Cláudio recupera a forma concretista, também a rebate onde se torna ineficaz para a história - construção que, acredito, também acontece em seus poemas-objeto, pois embora exista um pensamento visível das formas, até da matemática (a presença dos números é recorrente) este pensamento só se constrói a partir de apropriações: os objetos já trazem uma formação simbólica, um valor, um sentido pré-construído.

IMAGENS DO ABANDONO - Em Carta ao pai, de Kafka - carta que, segundo nos diz a história, o escritor escreve mesmo ao próprio pai, sem jamais ser lida pelo destinatário - o que se constrói é uma imagem de fragilidade e abandono. Neste longo texto escrito com ritmo constante, a figura do pai é aquela que encanta e, sobretudo, sufoca. A todo tempo, Kafka se representa como alguém que não tem forças suficientes para suportar a dureza sem limites do pai. Daí nasce, talvez, o sentimento de nulidade kafkiano. Daí o abismo que se abre como forma de afastamento. A recorrência do "teria sido" na construção sintática da carta marca a descrença na possibilidade de reconciliação, indicando um visível paradoxo - embora não acredite em mais nada que possa ser construído entre ele e o pai, Kafka (sempre o filho, renegado e infiel) se faz presente, se mostra, reivindica. Enfim, surge desta tensão um texto órfão: a imagem e a presença do abandono, uma vez mais.

Imagino que em seus poemas-objeto mais recentes, Cláudio Trindade se dedica, dentre outras coisas, a compor justamente estas pequenas imagens de abandono. Diferente dos objetos iniciais em que o artista utiliza vidro - há algum tempo o vidro não volta para sua produção - nestes últimos a construção é mais compacta, densa e opaca. A luz e a claridade são substituídas pelas sombras. Além disso, muito embora sempre alcance resultados visuais elegantes, o artista vem trabalhando com materias mais precários, como linhas de diferentes espessuras, arames, pedaços de fio, câmeras de ar para pneus de carro - restos.

Em uma série Sem título - e vale lembrar que jamais Cláudio deixa seus poemas-objeto sem título, o que me faz pensar numa dimensão anônima e incerta destes objetos, ou seja, que a ausência de título seja mesmo uma ausência de nome e identidade - o artista amarra, enlaça, prende algumas peças de um jogo de dominó compostas de maneira cuidadosamente ordenada. O aspecto de prisão e ordem é acentuado pela maneira firme e excessiva (sutilmente agressiva, portanto) com que Cláudio passa os diferentes tipos de linhas ao redor destas peças, e aperta, não restando a elas possibilidade nenhuma de desordem: não há possibilidade de se soltarem ou se espalharem em qualquer lugar. Por outro lado, penso um caráter de nulidade destes objetos através da sua completa falta de função. O fato de o artista trabalhar com apropriações enfatiza ainda mais esta nulidade. Como Odradek, personagem-objeto de Kafka, síntese de uma cultura efêmera, estes objetos, a qualquer momento, podem acabar morrendo no lixo, esquecidos.

Outro poema-objeto de Cláudio, natureza-morta, traz aspectos semelhantes. Trata-se de uma câmera de ar preta - material mole, portanto, diferente das peças de dominó - dobrada e amarrada em torno dela mesma. Aqui, não existe outro elemento que prende o primeiro a não ser o proprio material que o constitui, a própria borracha. O resultado visual também é levemente alterado, pois quando a câmera de ar é amarrada, mais frágil, responde com alterações na sua constituição, se dobrando sobre si mesma e deformando o próprio corpo. Quando colocados sobre um lugar plano, estes objetos não se comportam: seja pelas linhas que giram em torno dos dominós ou mesmo pelo resultado informe da matéria da borracha, eles permanecem tortos, caem para os lados, desequilibram. Retirados de seu lugar original, afetados na sua constituição, estes objetos trazem certa tristeza. Feitos de cores frias, inadequados, sem função alguma no mundo, precários, retraídos, órfãos e completamente deslocados (até solitários, indefesos) resta a eles somente a pura existência. Resta a permanência de um segredo - na medida em que são voltados para dentro, sempre imagino estes pequenos objetos como donos de um segredo. Compõem, enfim, o universo kafkiano do escuro, das sombras. São a própria imagem do abandono, da margem e do esquecimento.

Em alguns versos de Cláudio também é possível apreender estas pequenas sombras. Em um dos poucos poemas de ruído branco em que a enunciação subjetiva é marcada, aparece justamente a relamação do abandono, o sentimento de nulidade, enfim, a sensação de resto do próprio sujeito que diz: "eu / finismundo // (antimito) // abandonado / pelos / deuses // (amaldiçoado) // nessa / terra / desolada // (infinitesi / mal)". Ou, ainda, na aparição mínima da sombra de um bonsai, ou na sombra que se espalha, quase morta - "quasescuro". Finalmente na desaparição do sol que, de tão cansado, se retira - "o sol / de tão cansado / se põe". A grandeza da estrela mais iluminada, então, é substituída pela tristeza levemente taciturna do cansaço, da desistência. Parece existir sempre uma luz que se apaga. A reclamação de um abandono. Uma carta ao pai.

A ESCRITA AUSENTE - Quando sua produção visual toca ainda mais perto a escrita, quando a referencia de maneira mais declarada, Cláudio Trindade não se rende às relações fáceis entre literatura e artes visuais - aquelas que costumam nortear e resumir os pontos de contato pela forma mais óbvia a direta: o uso da palavra na imagem, quer dizer, a palavra enquanto legenda afirmativa da imagem. O artista poderia fazê-lo, entende o suficiente de palavras para tanto, mas sabe também que o fracasso é quase certo. Mesmo na primeira exposição que realizou, na Galeria da UFSC, quando a literatura ainda era influência predominante - mesmo que já houvesse um diálogo com a história da arte e mesmo com a música ruidosa, acredito que este diálogo tenha se fortalecido somente depois - Cláudio já escapava da simples inserção da palavra nas imagens que construía. A literatura, então, aparecia a partir de outras formas, seja como leituras de poetas da história ou mesmo através de certos imaginários e formas que compõem a escrita literária.

Nesta exposição, nos dois livros-objeto em que a literatura é o tema mais evidente (principalmente a leitura da literatura, como notaram Sérgio Medeiros e Dirce Waltrick do Amarante em comentário que escreveram na ocasião, Poesia sem palavras) são os pequenos dados presos aos livros que ativam nossa memória literária - e vale dizer que Cláudio Trindade não parece interessado em esconder ou tornar amena a relação que mantém com os escritores que o interessam. A citação é clara, quase transparente: O lance de dados jamais abolirá o acaso, conhecido poema-imagem de Mallarmé - e junto passam pela nossa memória, claro, em um instante, a metáfora do jogo, a hesitação daquele que lança os dados ao mar, o acaso, enfim. Os dados de Cláudio, no entanto, mais uma vez, estão presos. Como parece dizer o poema-objeto diante dos nossos olhos, negando a memória de Mallarmé, jamais poderão ser lançados.

Creio que algumas das tensões de linguagem geradas nesta exposição podem ser acessadas por este caminho. Os livros-objeto jogo de palavras e soneto-objeto, ambos aludindo ao campo literário desde o título, trazem toda a metáfora da multiplicidade potente de Mallarmé - os dados, o lance e depois? - mas os dados permanecem intocáveis, paralisados. No primeiro, jogo de palavras, estão presos dentro de uma pequena vitrine encaixada no centro da capa de um livro fechado. Podemos vê-lo, mais uma vez, através do vidro. No segundo, soneto-objeto, estão todos colados na página branca de um livro aberto, ritmados segundo as contagens do soneto: quatro versos na primeira estrofe equivalem a quatro dados, um encostado no outro, formando a primeira linha, e assim até o fim do soneto visual, formando quatro linhas de dados na página. Em ambos, da mesma maneira que há multiplicidade, há também imobilidade; se há devir e outras combinações como potência, só podemos ter o presente. Com os lances presos e impossibilitados (a própria escrita), uma espécie de ironia mais ou menos perversa é lançada. O artista esconde o infinito.

Em outro momento de sua pesquisa, algum tempo depois desta exposição, aparece um teclado de computador sem as teclas (sem as letras e a escrita, portanto). Em seus lugares, são anexadas inúmeras porcas com forma de borboleta, criando "bizarros seres híbridos", como escreveu Felipe Lins em sua análise do poema-objeto. O procedimento, recorrente na trajetória de Cláudio, parece ser o de tensionar a história destes objetos com os resultados finais que constrói, ou seja: a memória de escrita presenta no teclado com seu resultado final: a impotência da escrita - procedimento, aliás, recorrente no catalão Joan Brossa, que ao invés da página branca encaixou fitas coloridas em uma máquina de escrever, fazendo da escrita somente visualidade. É justamente neste ponto da obra de Cláudio Trindade e Joan Brossa que a literatura se dobra para a figuração da imagem, e a possibilidade da escrita só aparece sob a forma de sua ausência: inoperante. Imagens, portanto, que tem a escrita somente enquanto potência. E escritas que se fazem na contaminação infinita pela imagem. Toques mínimos entre um campo e outro. Pequenos silêncios. Que finalmente se apagam para se tornarem uma poesia só. Um ruído branco.

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Referências bibliográficas:

ANTELO, Raúl. Crítica e ficção: uma perspectiva hispano-brasileira. In: ANTELO, Raúl (ed.). Crítica e ficção. Revista do Núcleo de Estudos Literários e Culturais, UFSC, 2005.

TRINDADE, Cláudio. Ruído branco. Santa Catarina: Edição do Autor, 2004.

_________________. Poesia outro dia. São Paulo: Massa Ohno Editor, 1992.

FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. Trad. Jorge Coli. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

BARTHES, Roland. A preparação do romance. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005, vol. I.

MEDEIROS, Sérgio. WALTRICK DO AMARANTE, Dirce. Poesia sem palavras. Caderno de Cultura do Diário Catarinense, 19 mar. 2005.

LINS, Felipe. Poesia-objeto de Cláudio Trindade. Caderno de Cultura do Diário Catarinense, 11 nov. 2006.

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Víctor da Rosa é ensaísta, estuda Literatura na UFSC e pesquisa relações entre literatura e artes visuais. Colabora com o Caderno de Cultura do Diário Catarinense e com o Caderno Idéias do jornal Anotícia. É autor das narrativas de piano e flauta - fragmentos de um romance (Lumme Editor, 2007). Outros de seus textos podem ser lidos em www.literaturamenor.blogger.com.br

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 Leia mais sobre Claudio Trindade no link Especiais e também no site http://www.centopeia.net.

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